A Filigrana Portuguesa já se tornou num dos símbolos nacionais!
Este técnica milenar era muitas vezes praticada em pequenas oficinas de cariz familiar. A técnica foi passada de geração em geração, até conquistar o coração dos Portugueses.
Processo de produção das peças em filigrana
1
Desenho
Tudo começa pelo desenho. Este é o ponto de partida para a criação de uma peça em filigrana portuguesa. O desenho é, geralmente, feito numa folha de papel e representa, de forma pormenorizada, a forma e detalhes da peça.
2
Fundição
Para obter o material com as propriedades certas é preciso fundir os diversos metais que compõem a liga num cadinho. Isto aplica-se tanto para o ouro como para a prata. Depois, o conteúdo do cadinho é vazado para a rilheira.
3
Serragem na chapa
O molde que dará a forma à peça de filigrana portuguesa é desenhado num papel. Depois é decalcado para a chapa, que é cortada de acordo com o molde.
4
Puxar o fio
Para obter o fio da espessura de um cabelo, o metal é vazado pelas aberturas de um trefilador. O fio é depois puxado à mão, com o auxílio de uma tenaz, por entre as aberturas.
5
Torcer o fio
Para que o fio de filigrana portuguesa se torne mais resistente, dois fios são unidos através da torção.
6
Criar a estrutura
A estrutura é construída à volta do molde com o auxílio de uma pinça. É esta que dá forma e rigidez à peça de filigrana.
7
Enchimento
Nesta fase, os espaços vazios da estrutura são preenchidos com fio de filigrana.
8
Aplicar a solda
Para unir os diferentes elementos é necessário soldar a peça de filigrana portuguesa. Para isso, é necessário aplicar de forma uniforme a solda, elemento ligante.
9
Soldar
Soldar uma peça de filigrana portuguesa exige uma concentração e precisão, uma vez que se trata de um elemento delicado. No final, existe uma ligação uniforme e rígida dos diferentes elementos que constituem a peça.
10
Moldar
11
Acabamento final
Para finalizar, a peça de filigrana portuguesa recebe um banho ácido e é, posteriormente, areada com uma escova de metal. De seguida, a peça e limpa e seca. É este processo que confere o brilho final.